Pinterest • The world’s catalogue of ideas

Explore Ems, January and more!

Um Coração Suburbano: Desfile das Escolas de Samba em São Januário

O imenso terreno baldio no Centro do Rio, resultado do desmonte do Monte do Castelo, foi o local de construção de um falso iate. A embarcação, feita em concreto armado, sediaria os bailes carnavalescos de 1936 na Praia de Copacabana. Os moradores da Zona Sul chiaram e a festa ficou mesmo no Centro. Depois da folia, ele foi desmontado.

Jamelão (1913-2008), intérprete do samba da Estação Primeira de Mangueira, no desfile em que a escola foi campeã com o enredo Carnaval de todos os tempos Rio de Janeiro, 4 de março de 1960. Correio da Manhã.

Rua Direita [hoje Primeiro de Março]. Convento do Carmo à esquerda. Pedaço do Paço à esquerda. Torre da Igreja de São José à esquerda. Morro do Castelo ao fundo. Av. Antonio Carlos não era nascida.

Carlos Drummond de Andrade sentado no banco na praia de Copacabana nos anos 80. Foto que gerou a estátua que fica no mesmo banco.

Belo registro da Life dos anos 1940. Temos um panorama de parte do bairro das Laranjeiras, Flamengo, Botafogo e Urca. Destaques: Morro da Viúva cercado pelos prédios, as palmeiras da Rua Paissandu, o Estádio do Fluminense ainda completo (a Rua Pinheiro Machado ainda não havia sido duplicada), a Enseada de Botafogo e, óbvio, o Pão de Açúcar.